34 99988-2251 | 11 99999-6791

A Raça


História do Tabapuã

O gado mocho no Brasil teve seus primeiros relatos no ano de 1900; provenientes talvez do estado da Bahia e por ai chegando a Goiás, trazidos por comerciantes que vinham comercializar o gado para cria e abate.

Em seus relatos; Rinaldo dos Santos no seu livro ¨Tabapuã A Raça Brasileira¨; conta que um fazendeiro de Leopoldo de Bulhões consegue no ano de 1906, em Araguari-MG, três touros Zebuínos importados diretamente da Índia, que levados para lá contribuiu com a introdução do Gado Zebu em Goiás; e acasalados com o gado sertanejo e vacas mochas deram origem ao ¨Mocho Nacional¨. Apesar de outros criadores possuírem rebanhos com o gado mocho, foi em 1940 que se deu início ao gado tabapuã na Fazenda Água Milagrosa de Alberto e Rodolpho Ortenblad. Para iniciar um trabalho sistemático, selecionaram um animal com ótimas características que o denominaram de T0 e cruzaram com fêmeas bastante homogêneas, de boa mansidão, boa produtividade de carne, boa rusticidade e excelente habilidade maternal; com adequada produtividade leiteira.

Através de cruzamentos de descendência paternal continuada; as descendentes fêmeas eram cruzadas com o próprio pai (machos eram abatidos) e que mais tarde formaram outras famílias distintas. Em 1957 ficou definitivamente comprovada a firmeza de transmissão de características raciais desejáveis dentro da raça. E em 1961 teve início o registro genealógico da Raça Tabapuã. O Zebu Brasileiro.

Obs: sintetizado do livro ¨Tabapuã A Raça Brasileira¨ Rinaldo dos Santos, 1947.


Nosso Gado

Devido a longevidade da Raça Tabapuã, até hoje se encontram os primeiros animais adquiridos em 2001 com aparência de vacas jovens, reproduzem bezerros de elite, deixando todas as qualidades genéticas a seus descendentes.


Ver Galerias de Fotos
  • Safra 2019
    Tabapuã do Pexe
    Machos 2017
    Tabapuã do Pexe
    Touro com as vacas
    Tabapuã do Pexe
  • Touros para Venda
    Tabapuã do Pexe
    Bezerras Tabanel
    Tabapuã do Pexe
    Touros Tabapuã
    Tabapuã do Pexe