34 99988-2251 | 11 99999-6791

Institucional


História do Tabapuã do Pexe


Com a intenção de criar Gado PO a Fazenda Bela Vista iniciou suas atividades com a Raça Tabapuã no ano de 2001; com a aquisição de vários animais dos criatórios de onde surgiram os primeiros animais registrados dentro da raça.O objetivo principal foi dar continuidade aos trabalhos que desde o Tabapuã T0 até os dias de hoje foram dispensados a raça; sempre melhorando geneticamente o que a ela oferece de melhor: produção de carne.

Contando um pouco mais de sua historia, talvez o Tabapuã do Pexe tenha iniciado mesmo em 1979; não como criador de gado, mas com a Piscicultura São Jerônimo após a formatura de seu proprietário no curso de zootecnia que com o passar dos anos ficou também conhecido como Toninho do Peixe.

Devido a longevidade da Raça Tabapuã, até hoje se encontram os primeiros animais adquiridos em 2001 com aparência de vacas jovens, reproduzem bezerros de elite, deixando todas as qualidades genéticas a seus descendentes.

Diferente de outras raças que criamos, o Tabapuã trouxe outro dinamismo a fazenda. Dentro de sua genética apurada você leva ao seu rebanho o aumento das costelas; comprimento e acabamento de carcaça, melhorando as carnes de primeira; precocidade no ganho de peso, sem contar com docilidade, habilidade materna, produção de leite, fertilidade, ausência de chifres e tem mais, na heterose com o gado branco, a cor do seu gado não irá mudar. É branco no branco e com muito mais carne.

Marca registrada na ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

O Tabapuã do Pexe é também muito utilizado por pequenos criadores e produtores de leite, que ao mesmo tempo produz um bezerro de melhor qualidade e preço, e as fêmeas nascidas produzem mais leite.

Em 24 de junho de 1993, foi adquirido então, no estado do Tocantins no Município do Peixe, a propriedade denominada Fazenda Dona Tim, produtora também de reprodutores da Raça Tabapuã.

Quando registramos os primeiros animais da raça Tabapuã na ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, tivemos que criar um sufixo com apenas quatro letras que identificasse o rebanho, e com tantas coincidências e interesses em comum denominamos de Tabapuã do Pexe.

Tabapuã é o Zebu brasileiro e o Tabapuã do Pexe é o seu reprodutor.




Nosso Gado

Selecionamos todo o rebanho em uma única direção, a de preconizar as características produtivas qualitativas e reproduzi-las. Confira nossa Galeria de fotos.


Ver Galerias de Fotos
  • Safra 2019
    Tabapuã do Pexe
    Machos 2017
    Tabapuã do Pexe
    Touro com as vacas
    Tabapuã do Pexe
  • Touros para Venda
    Tabapuã do Pexe
    Bezerras Tabanel
    Tabapuã do Pexe
    Touros Tabapuã
    Tabapuã do Pexe